O feriado do Corpus Christi, dia 30 de Maio, nos deu uma janela para realizarmos nossa primeira expedição.
Na quinta-feira, dia 30, saímos de Mercedes em direção ao Camping Urutau, em Prudentópolis-PR. Foram 424Km em 6 horas de viagem, com parada para almoçar em Guarapuava.
Chegamos no camping por volta das 14h. Ótimo horário para montar tranquilamente o acampamento, passear um pouco e tomar um banho quente antes que a noite fria chegue. Decidimos apenas dar uma volta a pé nas redondezas e curtir o resto do dia no camping.
No dia seguinte, fomos visitar o Monumento Natural Salto São João e, como levamos guloseimas na bolsa, decidimos ir direto para a próxima cachoeira.
Foi a vez do Salto São Francisco. É a maior cachoeira de Prudentópolis. Pode ser acessada pelos 3 municípios limítrofes – Prudentópolis, Guarapuava e Turvo. A estrada que pegamos em Prudentópolis é a pior. Se tivéssemos ido por Guarapuava, a estrada seria melhor e ainda ganharíamos tempo para mais uma cachoeira. Infelizmente, descobrimos esta informação somente na volta da viagem.
Almoçamos lá pelas 16h no Restaurante Cheiro da Terra. Comida saborosa e um atendimento muito carismático! Fomos muito bem servidos e atendidos apesar do buffet já ter sido encerrado naquela hora.
Voltamos para o camping para tomar banho antes que o sol sumisse e tudo ficasse gelado novamente. Esta seria nossa última noite em Prudentópolis. Devo acrescentar, que as noites em Prudentópolis foram MUITO geladas, com temperatura próxima a 0ºC. Nos dois dias que acampamos lá, amanhecemos com 5ºC na cara. O que garantiu nosso sono confortável foi o lençol térmico que estreamos nessa viagem.
No dia seguinte, sábado, fomos para o Parque Vila Velha, em Ponta Grossa-PR. Foram 137km do camping urutau até o parque.
Parque Vila Velha
Fizemos os 3 passeios básicos no Parque, sem aventuras, pois o Klaus (com 3 anos agora) não pode participar dessas atividades.
Contemplamos os Arenitos, a Lagoa Dourada e as Furnas. Almoçamos no restaurante do Parque e, por volta das 16h, pegamos estrada rumo ao Camping da Maria na região do Guaterlá, em Tibagi-PR.
Depois de 110km, chegamos no camping já noite e dividimos as tarefas entre montar o acampamento e dar banho nas crianças. Felizmente a temperatura estava bem mais agradável na região do Guaterlá – agradáveis 12ºC.
Recomendamos que, para escolher o camping e planejar melhor a viagem, visitem o site Turismo Tibagi que é bem completo e já informa todos os campings e pousadas da região.
No domingo, último dia de passeio, fomos ao Parque Estadual do Guaterlá. Ficamos maravilhados com a beleza do cânion e nos divertimos nos panelões que se formam nas corredeiras das cachoeiras. Depois, seguimos para a cidade de Tibagi, onde almoçamos no Restaurante O Tropeiro.
Em seguida, fomos visitar o Salto Santa Rosa. Outra atração cinematográfica que nos faz querer voltar para essa região abençoada e explorar as outras dezenas de atrações que ficaram sem ser vistas. Um lugar muito rico em natureza exuberante e atividades de aventura para curtir no verão.
Com o coração cheio de gratidão e espanto por ter conhecido tantas riquezas dentro do nosso Paraná, retornamos na segunda-feira, dia 03 de Junho, para Mercedes.
Essa volta nos ensinou uma lição para nossas futuras expedições. Planejar uma viagem com acampamento na volta para ir quebrando o tempo na estrada. Mas, esse era o tempo que tínhamos para agora, e garantimos que foi muito bem aproveitado.
Vídeo completo da expedição no YouTube.
Veja os reels dessa e de outras viagens no Instagram @generalfiedleroverlanders.
No responses yet